Sobre o Game Nostalgia

"A Nostalgia descreve uma sensação de saudades de um tempo vivido e frequentemente idealizado.
O interessante sobre a nostalgia é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e nao diminui como o sentimento da saudade. Exemplo: se alguém sente saudades ou falta de um conhecido, este sentimento cessa ao se reencontrar a pessoa, com a nostalgia é exatamente o oposto, ao reencontrar um amigo que gostava de brincar, este sentimento nostálgico irá se alimentar e não diminuir como a saudade.
A nostalgia se manifesta em atitudes como guardar e colecionar objetos antigos, ou apenas se interessar por discussões e leituras sobre algum tema que marcou o seu passado. Esse fenômeno ocorre porque, diante do mundo adulto, é comum recordar a infância como forma de escapismo. Além das lembranças individuais, há também a dos produtos culturais da época, criando uma identidade nostálgica entre pessoas de mesma idade.
"

O Game Nostalgia é um blog sobre Retro Games, feito especialmente para os "velhinhos" que buscam relembrar os tempos áureos do videogame e para os mais novos que querem conhecer os jogos que faziam a cabeça dos jovens nas gerações passadas.
Aqui você encontrará, além dos jogos antigos, tudo sobre a cultura gamer Retrô, acessórios que nunca foram lançados, boatos, rumores e histórias das décadas passadas; dos tempos em que o videogame era chamado de "febre".
E quanto á emoção, pode ficar tranquilo que Nostalgia não mata! ^^

Conheça um pouco mais sobre os Retrogamers que fazem deste blog o que ele é!


Toper Breath
Nome verdadeiro: Adriano Pereira Rezende
Data de Nascimento: 11/11/1985
Profissão: Estudante de Jogos Digitais
Localização: Região de Campinas-SP
Consoles que possui: Atari, Mega Drive, GBA, PS2 e Wii
Gêneros preferidos: Briga de rua (Beat’em UP), Plataforma (Side scrolling), Adventure, FPS, Survival Horror, Futebol, RPG e Luta.
Jogos preferidos: Resident Evil, Chrono Trigger, Final Fantasy 7, Metal Gear Solid, Winning Eleven, Final Fight, The Legend of Zelda, Super Mario, Super Metroid, Black, Top Gear, Full Throttle, Sonic, Road Rash, Call of Dutty e etc
Livro: A Bíblia Sagrada
Revista: Videogame, Super Game Power, Ação Games, Super Interessante
Filme: Coração Valente, As branquelas, Batman O cavaleiro das trevas, Conta comigo, os Goonies, Rambo, Exterminador do Futuro, Cobra, O Juiz, Entrevista com o vampiro, Sin City, Efeito Borboleta, Donnie Darko, A máquina do tempo, Star Wars etc etc
Programa de TV: Quando assisto CQC
Anime: Berserk, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z e YuYu Hakusho
Estilo Musical: Hard Rock, Gospel, Heavy Metal, Rock
Bandas favoritas: Guardian, Stryper, Heloísa Rosa, Bride, Tourniquet, Vineyard,

As perguntas que não querem calar!
O melhor jogo de todos os tempos para mim é: (Difícil escolha) Final Fantasy 7
O console que mais marcou minha vida é o : Super Nintendo
Afinal, porque eu gosto de Retrogames?
Para mim, não importa a quantidade de bits que um jogo possui, existem muitos fatores, além dos gráficos, que fazem um jogo ser bom. E também pelo fato de que os games que hoje são considerados Retro, marcaram uma parte de minha vida e é ótimo relembrar tudo aquilo. Isso sem falar na qualidade: histórias profundas, enredos cativantes, jogos divertidíssimos que dão show em muitos games Next Gen.
Posso ser encontrado também no : Orkut, MSN



Albatross
Nome verdadeiro: André Luiz Albertim
Data de Nascimento: 23/04/79
Profissão: Biólogo
Localização: Recife-PE
Consoles que possui: GBA SP e GBA, Nintendo 64, Playstation (tijolão) e Playstation 2
Gêneros preferidos: Plataforma, Beat'em Up, RPG, Survival, Luta e Metal Gear
Jogos preferidos: Elevator Action, Moon Patrol, Galaga, Ghost'n Goblins, Black Dragon, Metal Gear (1, 2, 3 e 4), Metroid, Super Mario World, Final Fight, Streets of Rage 2, Rolling Thunder 2, Valis III, Advance Wars, Fire Emblem, Actraiser, Final Fantasy X, Street Fighter, Dragon Ball Z 3 Budokai e vou parar por que senão não vai caber mais.
Livro: O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Demian, Senhor dos Anéis, O Hobbit, As Intermitências da Morte, O Mundo de Sofia, On the Road, Misto-Quente, Numa Fria, Todos Conan Doyle (Sherlock Holmes), O Príncipe, entre outros...
Revista: Supergame Power, Videogame e Veja
Filme: (Só vou botar três, por que a lista tende ao infinito) Clube da Luta, OldBoy e a Trilogia das cores
Programa de TV: não assisto muito TV
Anime: Death Note, Cowboy Bebop, Evangelion, Dragon Ball Z, Samurai X e Mushishi
Estilo Musical: Jazz, Rock Progressivo, Rock, Rock Alternativo, Indie, Pop e Funkadelic.
Banda favorita: Rush, Yes, Jethro Tull, Pearl Jam, Soundgarden, Beck, Stereolab, Björk e Flaming Lips

As perguntas que não querem calar!
O melhor jogo de todos os tempos para mim é: Metal Gear, Rolling Thunder 2, Actraiser e Valis III (e ñ ouse remover, sequer, um desses jogos. ok?)
O console que mais marcou minha vida é: (perguntinha foda essa, hein?) Mega Drive
Afinal, porque eu gosto de Retrogames?
Primeiro por que sou saudosista por natureza e depois, porque eles são responsáveis pela coleção de jogos mais viciantes de todos os tempos. São Titãs que atravessaram o tempo sem perder seu charme e encanto. O fator vicio e diversão são inversamente proporcionais a quantidade de Bits de um console para um retrogame.
Posso ser encontrado também no: Orkut, MSN, Site



Magazine Games
Nome verdadeiro: Adriano Silva Souza
Data de Nascimento: 27/02/1985
Profissão: Auxiliar de Expedição (Logística)
Localização: São Bernardo do Campo/ SP
Consoles que possui: Mega Drive / SNES / Playstation 1 / Nintendo 64 / Playstation 2 / Game Cube / Nintendo DS / PSP
Gêneros preferidos: Luta / RPG / Aventura / Beat'n UP / Ação / Tiro em 1º Pessoa
Jogos preferidos: série Zelda / série Final Fantasy / Art of Fighting 2 / Fatal Fury Special / King of Fighter's 94 / Super Mario 64 / Medal of Honor / God of War / Cadilacs and Dinossaurs
Livro: não tenho o hábito de ler livros
Revista: Super Game Power / Nintendo World (Antiga) / Ação Games / Dicas & Truques Playstation
Filme: Matrix / Senhor dos Anéis / Final Fantasy 7 Advent Children / Akira / Appleseed 2004 e EX Machina
Programa de TV: não curto a transmissão da rede aberta
Anime: Rurouni Kenshin / Yu Yu Hakusho / Saint Seiya /Bleach / Naruto / One Piece
Estilo Musical: Rock Clássico, Metal, Progressivo, um poco da MPB
Banda favorita: Michael Kiske e André Matos em geral / L'Arc~en~Ciel


As perguntas que não querem calar!

O melhor jogo de todos os tempos para mim é: Final Fantasy 4, esse game marco o meu fim de adolescencia, conheci ele tardiamente, mas ele tem o enredo muito bem elaborado, a temática clássica de um RPG, para mim ele é um exemplo calro de RPG.
O console que mais marcou minha vida é o: NES, acho que era porque eu era "moleke", adora ir nas locadoras para alugar jogos, e jogar aqueles games que num eram nem um 1/10 de um game de acade me instigava a jogar que nem doido.
Afinal, porque eu gosto de Retrogames?
Eu adoro aquele ar mágico dos anos 80 e 90, continuar vivenciando aquilo da prazer. Naquele tempo os games davam mais diversão e com qualidade... tudo era simples em vista das coisas de hoje, mas aquela simplicidade é a chave para eu continuar a manter esse gosto vivo.
Posso ser encontrado também no: Orkut, MSN




Bruno
Nome: Bruno Marques Oliveira
Data de nasc.: 02/09/1978
Profissão: Designer gráfico
Localização: Belo Horizonte-MG (natural de BH, mesmo)
Consoles que possui: Wii e PS2
Gêneros preferidos: kick-and-punch, hack 'n slash, mano-a-mano (2D, de preferência), plataforma, survival horror e aventuras em 3ª pessoa com bastante exploração dos ambientes
Jogos preferidos: God of War, Shadow of the Colossus, Super Metroid, Super Castlevania, Castlevania Bloodlines, TMNT: Turtles in Time, Final Fight, Street Fighter IV, Super Mario Galaxy, Diablo II, Silent Hill 2 e 3, Sonic e Super Contra
Livros: Elementos do Estilo Tipográfico (É sério! Ótimo livro, não só sobre tipografia, mas sobre a apreciação e entendimento das artes em geral - música, cinema, artes plásticas etc.), Lovemarks, O Analista de Bagé (Veríssimo), The Art of Computer Game Design (Chris Crawford)
Filmes: O Senhor dos Anéis (tri), Star Wars (todos), O Resgate do Soldado Ryan, O Poderoso Chefão (tri), Batman Begins, Cavaleiro das Trevas, Laranja Mecânica, Wall-E, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, Bonequinha de Luxo, Duro de Matar 1, 2 e 3, A Viagem de Chihiro, Diários de Motocicleta e Babel
Programa de TV: Attack of the Show (G4 TV), Top top (MTV) e alguns seriados (House, Friends, Family Guy e Two and a Half Men)
Anime: Dragon Ball, Dragon Ball Z, Hellsing, Cowboy Bebop, Tenjou Tenge e Evangelion
Estilo musical: indie pop, heavy metal, speed metal, clássicos, música de games, rock 'n roll, jazz, samba, bossa nova
Bandas favoritas: Tool e Radiohead

As perguntas que não querem calar!
O melhor jogo de todos os tempos pra mim é: God of War 2. É épico, dramático, emocionante e tem um cara muito mau!
O console que mais marcou minha vida é: Super Nintendo. Muitos jogos, pouco tempo para jogar. E nunca dei tanto dinheiro para uma locadora, na vida.
Afinal, por que eu gosto de retrogames?
Porque alguns tem o "fator replay" altíssimo! É tão forte, que podem se passar anos e décadas, sem a gente enjoar. Em alguns casos, a maneira que a história era apresentada ao jogador já é suficiente para querer participar dela de novo - semelhante à vontade de ver filmes velhos. Em outros casos, é uma tentativa de voltar àquele momento da vida, onde aconteceram muito mais coisas do que apenas o game. Associo muito os games que joguei às experiências que tive na escola e em casa.
Posso ser encontrado também no: Gtalk e MSN

Colaboradores


Retro Ilber
Nome Verdadeiro: Ilber Mendes Maia
Data de nasc.: aprox. no ano de 1996
Localização: Brasil ?
O restante dos dados não foram coletados devido á uma perda no PC do garoto. Ele costumava aparecer de vez em quando, mas agora sumiu de vez. Uns dizem que ele foi abduzido por alienígenas, outros, que ele conseguiu entrar dentro de seu antigo PC, que quebrou.
Caso alguém saiba do paradeiro deste garoto favor avisar as autoridades cabíveis e nós aqui do Game Nostalgia.

Continue lendo…