Emuladores

Algumas Definições e Considerações

  • Emuladores
Emuladores são programas que simulam outro hardware no seu computador. No caso, o emulador de videogame é um software criado para emular um console de videogame em um computador.
Os emuladores oferecem alguns recursos interessantes frente ao console, como filtros gráficos e sonoros, save states (você pode salvar seu progresso em qualquer parte do jogo), suporte a códigos do Game Genie e etc.
  • Uso não-comercial (caseiro)
Os emuladores também são chamados de Homebrews que significa aplicativo caseiro, ou seja são programas não-oficiais, criados pelos próprios usuários.
Todos os emuladores encontrados no blog Game Nostalgia são de licença pública geral (livres), gratuitos e programados por terceiros.
  • Roms
São os jogos. As Roms são cópias em arquivo dos cartuchos originais. São exatamente o mesmo arquivo que era gravado nas Eproms dos cartuchos.
Muitas vezes o termo ROM é utilizado incorretamente para imagens de CDs ou DVDs. O termo correto para estes casos são Imagem de disco (com extensões do tipo iso e nrg ).
  • Formatos de arquivos de roms
* Atari .BIN/.A26
* Game Boy Advance .GBA
* Game Boy Color .GBC
* Master System .SMS
* Sega Game Gear .GG
* Mega Drive .BIN/ .SMD/ .GEN
* Nintendo .NES
* Nintendo 64 .N64/.USA/.V64/.Z64
* Nintendo DS .NDS/.IDS
* Super Nintendo .SMC

Nós do Game Nostalgia preparamos uma lista com os melhores emuladores da internet para você! Confira:

Emulador de Atari 2600. A versão 2.6.1 (Windows) necessita instalação.





Chasms é um emulador de Master System e Game Gear.




Nestopia é um emulador "open source" de NES/Famicom escrito em C++.
Ele emula a CPU NES em sua velocidade exata.




O Kega Fusion, como também é chamado, é um emulador principalmente para Mega Drive/Genesis. Emula também Sega CD, Sega 32X, Master System, Game Gear, SG-1000, e SC-3000.







O VisualBoyAdvance (VBA) é um Emulador de Game Boy Advance, Game Boy, Super Game Boy e Game Boy Color. É o emulador mais popular de GBA, contendo diversas funções, desde a gravação de demos e sons até o uso de filters gráficos para deixar o visual dos jogos ainda melhor.




Além do Turbo Grafx-16, esses emuladores rodam games de Turbo Grafx CD e PC Engine.




O emulador 1964 já vem com um plugin padrão de video, mas como o próprio autor diz, ele não é grande coisa. Caso venha ter algum problema com os gráficos, baixe o arquivo "Plugins" e utilize o plugin de video Jabo's Direct3D ou aquele que melhor se adaptar a sua placa.




Dos emuladores de Playstation listados acima, o Emurayden é o mais fácil para se configurar, porém, é o que tem menor compatibilidade com os jogos.
O ePSXe e o PSXeven são considerados os melhores, mas necessitam dos plugins para funcionarem.
Aqui no Guiadohardware.net você encontra um ótimo Tutorial sobre como rodar o emulador ePSXe e instalar os plugins adequados para o seu PC.

Continue lendo…